sexta-feira, 8 de junho de 2012

Garra e Determinação são as Fontes para o Sucesso


Queridos leitores, desculpe ficar tanto tempo sem dar o ar da graça aqui no blog, tentarei não fazer mais isto.
Mas acredito que eu possa me explicar. Para tanto vou contar uma historinha que me aconteceu há alguns meses e me tomou um tempo enorme (mas valeu muito a pena!!!), a qual será tema das próximas postagens, com intuito de trazer lições, experiências e reflexões para o âmbito pessoal e corporativo.
Iniciemos:
Exatamente no final do mês de março deste ano, o diretor da escola onde atuo como docente me informou sobre um programa do Centro Paula Souza que iria contemplar alguns professores da área técnica com bolsas de estudos para cursar Inglês nos Estados Unidos. Para tanto, os professores deveriam criar um projeto que envolvesse todo o contexto escolar e a língua inglesa, desses inscritos, seriam selecionados 25 professores.
Bom, eu me apressei em desenvolver o projeto. O projeto deveria ser escrito em no máximo 1.000 carácteres, sabem o que é isto? Carácter é cada palavra, acento, espaço, vírgula, pontuação... de um texto, para terem noção 1.000 carácteres se fazem em umas 10 linhas. Logo apareceu a primeira dificuldade, como escrever um projeto em apenas 10 linhas? Ah e mais, nestas 10 linhas deveriam estar presentes a Justificativa, o Objetivo, a Metodologia, os Recursos, os Resultados Esperados... Bom, se no início parecia simples escrever em 10 linhas, acredito que esta foi a maior dificuldade, como passar tudo o que o projeto buscava, tudo que ansiava desenvolver em um espaço tão pequeno. Vai resumo dali, vai resumo daqui, lapidando, melhorando, modificando, até que o mesmo ficou pronto. Quero abrir um parênteses neste momento para agradecer ao Diretor da Escola, Claudson Lincoln Beggiato, que com muita paciência, se dispôs de uma tarde inteira me auxiliando na melhoria deste.
Mas o mundo corporativo é assim, quantas e quantas vezes precisamos e devemos ser mais objetivos, claros, específicos, expor nosso conhecimento, nossos anseios, nossas ideias em espaço tão curto, de forma clara, abrangente e ao mesmo tempo sucinta. Hoje já percebemos que as pessoas não ficam mais horas no telefone a fim de resolver determinado assunto, são raras as vezes em que isto acontece, tudo é rápido e prático, enviasse um e-mail, o receptor o entende, responde e pronto, negócio fechado!!! Ou não!!! Tudo vai depender desta clareza que se expõe em espaço tão pequeno. Afinal, praticidade é otimização do tempo, e tempo é dinheiro.
O primeiro passo já estava feito, consegui criar e escrever o projeto.
Agora partiria para a próxima fase, uma triagem dos projetos na própria Unidade Escolar, visto que vários professores poderiam escrever o projeto, porém cada Unidade Escolar deveria enviar para o Centro Paula Souza apenas 1 destes tantos inscritos. Resultado, somente eu me inscrevi na minha escola.
Você deve estar pensando que eu amei isto, visto que não tive concorrente. De certa forma, confesso que sim, mas por outro lado, me decepcionei um pouco, primeiro porque gosto de conviver com a competitividade, eu tenho uma essência competitiva que me dá mais ânimo e garra para desenvolver as coisas. É como no mercado de trabalho, quando uma empresa possui um concorrente, ela corre atrás, cria vantagens competitivas, diferenciais, agrega valor nos seus produtos e serviços; agora quando não possui, ela tende a se acomodar.
Mas desta vez fiz o melhor, sabe quando, depois que você encerra, para e pensa "Nossa, fui eu mesma quem escrevi isto!" Não me desmerecendo, é claro, porque modéstia parte eu me esforço, mas ficou MUITO BOM!!!
Porém, só estava na parte inicial, tinha muito mais coisa por vir... 

O que continuaremos nas próximas postagens!!!!
Espero vocês aqui!!!

Forte Abraço,

Camila Ferreira

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Relacionamento com o Cliente


Hoje em conversa empolgada e enriquecedora com meu noivo, pude perceber que a fórmula para o sucesso depende muitas e, em alguns casos, unicamente de um comportamento simples: RELACIONAMENTO. Não sei ao certo se a palavra seria comportamento, mas enfim, o Relacionamento pode ser a chave para abertura de muitas portas de sucesso.
Às vezes nos preocupamos com ações mirabolantes para atrair novos clientes, ou ações custosas e complexas, quando no final, um simples RELACIONAMENTO, que nada nos custa, pode ser a solução para os problemas vivenciados dia após dia.
O Bom Relacionamento é o mínimo que o cliente espera, se não consigo fazer o mínimo, como vou desenvolver estratégias mais complexas?
Se eu perguntar para você: "Quando você entra em uma loja para comprar algo, o que você espera?”.
Tapete vermelho, fogos de artifício, champanhe em taças de cristal?
Ou será que você espera, no mínimo, um “Bom Dia” agradável e natural. Um “Posso ajudar” com disposição de querer realmente ajudar e não uma simples frase decorada. Um “Fique à vontade” e deixá-lo realmente à vontade, sem te pressionar te seguindo como um detetive, mas de forma hábil e competente deixá-lo livre naquele ambiente, mas atento e próximo para o caso de você precisar de auxílio. Um “Claro, podemos negociar,” se mostrando como alguém que sabe dar concessões, pois conhece nosso consumidor brasileiro que adora a negociação, o famoso hábito de pedir e esperar aquele famoso descontinho no final da compra.
Enfim, podemos elencar várias e várias atitudes primordiais para atrair e reter clientes, tudo baseado única e exclusivamente no RELACIONAMENTO. No saber entender e se colocar no lugar do consumidor.
Melhor do que a frase que costumamos ouvir “Trate o outro como você gostaria de ser tratado” é “Trate o outro como ELE gostaria de ser tratado”.
Já dizia, ou melhor, diz Claudio Tomanini, o “Segredo não é atender, mas entender o cliente”. Aí está a chave para relacionamentos duradouros e lucrativos “Entender o Cliente” e saber se RELACIONAR com ele.

Forte abraço,

Camila Ferreira

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Filosofia de Sucesso

Hoje em almoço com meus amigos Jonathan Vilela e Vera Andrade aprendi inúmeras coisas, mas a mais marcante foi de que o "NOSSO SUCESSO DEPENDE UNICA E EXCLUSIVAMENTE DE NÓS MESMOS!!! De nossa garra, determinação, perseverança e trabalho!!!"

Amei quando Vera Andrade (profissional de Marketing de Rede em parceria com a Cia Americana Forever Living) disse que o Sucesso é também fazer o que se ama, e com uma liberdade enorme de expressão disse: AMO O QUE FAÇO!!!!! 

Está aí o resultado do sucesso que ela está fazendo!!!!

Enfim... valeram todas as lições...

Para finalizar a tarde apresentou-me a mensagem Filosofia de Sucesso criada por Napoleon Hill, tão fantástica que não podia deixar de compartilhar com vocês!!!


Se você pensa que é um derrotado,
você será derrotado.
Se não pensar “quero a qualquer custo!”
Não conseguirá nada.
Mesmo que você queira vencer,
mas pensa que não vai conseguir,
a vitória não sorrirá para você.

Se você fizer as coisas pela metade,
você será fracassado.
Nós descobrimos neste mundo
que o sucesso começa pela intenção da gente
e tudo se determina pelo nosso espírito.

Se você pensa que é um malogrado,
você se torna como tal.
Se almeja atingir uma posição mais elevada,
deve, antes de obter a vitória,
dotar-se da convicção de que
conseguirá infalivelmente.

A luta pela vida nem sempre é vantajosa
aos fortes nem aos espertos.
Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória
é aquele que crê plenamente
Eu conseguirei!



Forte abraço cheio de Sucesso!!!


Camila Ferreira



Cultive Pessoas e Tenha uma Vida Próspera

"Se você deseja um ano de prosperidade, cultive grãos.
Se você deseja 10 anos de prosperidade, cultive árvores.
Mas se você quer 100 anos de prosperidade, cultive gente."
Ditado Chinês

           Ditado realmente perfeito!!!!
           Nos alerta para a imensa necessidade de nos atentarmos mais às pessoas!!!
Quantas e quantas vezes vemos pessoas serem tratadas como objetos, como máquinas, como qualquer outra coisa que não seja Ser Humano?
Seja em nossas casas, em grupos de amigos, até mesmo em grupos religiosos, e principalmente nas empresas!
E aí perguntamos, porque será que pessoas vivem desmotivadas?
Será que é porque seus trabalhos não foram reconhecidos, será porque tentam se doar e veem que não vale a pena, pois ninguém deu o mérito que mereciam, será porque passam por ela todos os dias e nem ao menos lhe dão bom dia ou um simples aceno com a cabeça, como se não fossem nada, será porque percebem que são como qualquer outro objeto da organização sendo disposto de um lado para o outro, será porque parecem que se tornaram mudos, pois nada do que falam é realmente ouvido, ou se tornaram surdos, pois só sabem se comunicar com elas gritando... enfim... Por que será?
Talvez você esteja pensando "Nossa, mas este assunto já está tão manjado!"
Pode estar manjado, mas não solucionado. E a cada dia percebo que a solução se torna cada vez mais distante. E enquanto houver um mundo totalmente anti humano, e unicamente capitalista, haverá o que se falar sobre este assunto!!! PRECISAMOS falar sobre este assunto!
Pessoas precisam ser cultivadas, amadas, ouvidas e respeitadas!!!! Independente de onde, de quando, de como e do porque!!!!!!
Cultive pessoas e tenha uma Vida Próspera!!!!

Abraços

Camila Ferreira

quarta-feira, 18 de abril de 2012

4º Passo: A Apresentação - Parte 2

Fonte: banco de imagens google.com.br

Continuemos nossas dicas sobre o Passo: A Apresentação.

Erros de concordância e palavras: em uma apresentação é inadmissível falarmos palavras erradas, na verdade, em qualquer ocasião isto se torna inaceitável. O maior problema que vivenciamos é o famoso "A gente vamos.. a gente andamos... a gente comemos..." Primeiramente, evite as palavras "a gente", substitua por NÓS, atenção: NÓS e não Nóis, ok!!! Mas, uma vez que você não substituiu e falou o famoso "a gente", ao menos faça a conjugação correta: a gente vai, a gente come, a gente anda.

A voz: devemos tomar um cuidado imenso com a maneira com que nos comunicamos verbalmente, fale claramente, num tom adequado ao tamanho da sala e a quantidade de público. Falar alto demais talvez canse e irrite o público, baixo demais corremos o risco de todos dormirem. O volume de voz deve ser mediano. Sua voz deve dar ênfase às informações que você deseja destacar. Não fale rápido demais, as pessoas podem não entender. Também não fale lento demais, pois as pessoas vão ficar totalmente impacientes. Enfim, nesta fase da vocalização, devemos ter muita sensibilidade e bom senso.

Se couber uma dica, para soletrarmos as palavras corretamente, faça um exercício simples: prenda um tubo de caneta ou um lápis entre os seus dentes e fale frases aleatoriamente, ou leia um texto, converse, enfim... fale da maneira mais clara que puder. Isto ajudará muito a sua dicção.

O apresentador deve estar sempre receptivo ao público, logo, ficar com os braços cruzados, mãos no bolso, braços lançados para baixo com as mãos unidas e fechadas são posturas que não devem ser usadas, pois passam o nervosismo ou a falta de reciprocidade.

Uma ótima postura é essencial no processo de comunicação, a isto denominamos comunicação não verbal.

Seu corpo deve estar disposto uniformemente, ou seja, os dois pés totalmente apoiados no chão, mantenha os ombros retos e o pescoço levemente levantado, levemente!!!! O famoso "Barriga para dentro e peito para fora" ajuda, porém nada de exageros. Também controle-se evitando a dancinha dos pés de um lado para o outro.

O olhar deve estar sempre voltado para frente, evite olhar para o chão ou para cima. Tente olhar para os espectadores. Se para você, manter o contato visual com o público se torna tarefa difícil, marque o famoso ponto imaginário no fundo da sala, ou no horizonte.

Por hoje é só!!!!!

Forte abraços,

Camila Ferreira

quarta-feira, 11 de abril de 2012

4º Passo - A Apresentação - Parte 1



Depois de estudar, conhecer plenamente o conteúdo e preparar um belo e completo material de apresentação, chegou a grande hora: APRESENTAR-SE. Demonstrar que você está preparado para transmitir todos os conhecimentos e colaborar para o enriquecimento de todos os ouvintes.
Aqui apresentaremos o que pode e o que não pode ser feito em relação ao que será dito na apresentação, como deverá manter sua postura, seu tom de voz e sua dicção, seus gestos e sua aparência.
Afinal, não é apenas o conteúdo verbal que comunicará algo, mas também a comunicação não verbal.
Sempre que a apresentação iniciar, apresente-se e/ou apresente o grupo que irá direcionar a apresentação. No caso de apresentação do grupo, podem ser utilizadas duas formas: um único integrante apresenta todos, ou cada um se apresenta, neste caso falando o seu nome. Por exemplo: "O presente trabalho tem como tema Marketing Estratégico e será apresentado por mim, Camila Ferreira..." e segue cada um apenas falando seu nome.
Caso a apresentação seja individual, você pode explorar mais o momento falando seu breve currículo, BREVE ok!!! Porém depende muito do tipo de apresentação, e se a mesma aceita a apresentação do currículo, ou apenas o nome já é o bastante???!!!
Depois de apresentar-se faça uma introdução do tema, e aí deslanche!!!
Evite, em qualquer apresentação, falar o famoso "Agora eu vou falar de...sobre ", o que tiver que falar fale, não há necessidade de anunciar. O mesmo se faz para o "Agora fulano vai falar...". Uma boa apresentação é aquela que transcorre de maneira tranquila e fluente, sem estes cortes, estas interrupções.
Na apresentação em grupo, o primeiro integrante, ao se apresentar, diz o famoso "Bom dia, ou boa tarde, ou boa noite!", depois disto não há mais necessidade dos demais integrantes, no momento em que forem começar a falar, cumprimentarem novamente o ouvinte. Esta atitude também "quebra" a apresentação, impedindo que ela transcorra naturalmente.
Uma boa apresentação é aquela que  tanto o perito, quanto o leigo sobre o assunto conseguem entender tranquilamente tudo ou grande parte do que for apresentado, por isto, não há necessidade de utilizarmos palavras tão complexas, mas também não devemos usar palavras tão corriqueiras e informais. 
Olhe por exemplo, como a mudança de uma simples palavra pode valorizar sua apresentação: Primeiro eu digo "Nossa., como isto é bacana", agora substituindo digo "Nossa, como isto é interessante". No segundo exemplo utilizamos uma palavra conhecida, porém mais sofisticada, o que passou mais segurança e credibilidade para a apresentação.

Bom, há muitas coisas a serem ditas sobre esta fase, aguardemos novas dicas e orientações na parte 2 deste 4º Passo!!!

Abraços!!!!

Camila Ferreira



segunda-feira, 9 de abril de 2012

3º Passo: Montando os slides - Parte 2


            Primeiramente peço-lhes desculpas por tantos dias sem postar materiais.
Mas vamos lá... continuemos nosso trabalho a fim de nos transformarmos em mestres no quesito apresentações!!!
Na matéria anterior começamos a falar sobre a montagem dos slides, hoje continuaremos nossos apontamentos ainda sobre este ponto.
Uma vez que já definimos o design do slide, a cor de fundo, a melhor letra, desde seu tamanho, estilo e cor, e os tópicos a serem abordados nos slides, agora vamos partir para um detalhe simples, mas que faz imensa diferença, tornando-se grande atrativo ao material: Utilização de Imagens.
A imagem, além de descontrair e tornar o seu trabalho criativo, também colabora imensamente com a compreensão do conteúdo a ser transmitido. Desde que seja bem escolhida.
A imagem deve ter total relação com o conteúdo, de modo que te permita, em muitos casos, utilizá-la na explicação do mesmo.
A escolha da imagem necessita de atenção, detalhe simples, mas extremamente importante. A imagem deve ser atraente, evite utilizar aquelas antigas imagens do banco de imagens do office, sim, aquelas imagens de desenho antigo, nada, nada atraente. Imagens em formato de foto, com uma cor mais viva e brilhante sempre caem bem.
Nesta fase aproveite para trabalhar e brincar com as imagens: recorte, esfumace, insira visualização 3D, gire, insira marca d'água, enfim... ponha em disposição que enriqueça o material.
Mas atenção, CUIDADO COM EXAGEROS. Tudo o que é demais, é DEMAIS!!! Evite a poluição visual.
Outro fator extremamente importante é o cuidado que se deve ter ao utilizar as imagens da internet, portanto sempre faça citações da fonte das imagens (site onde foi coletado a imagem), e fique atento a imagens com direitos autorais. Estas citações podem ser feitas no final dos slides, no mesmo local onde são apresentadas as referências bibliográficas.


Forte Abraço

Camila Ferreira