sexta-feira, 20 de abril de 2012

Filosofia de Sucesso

Hoje em almoço com meus amigos Jonathan Vilela e Vera Andrade aprendi inúmeras coisas, mas a mais marcante foi de que o "NOSSO SUCESSO DEPENDE UNICA E EXCLUSIVAMENTE DE NÓS MESMOS!!! De nossa garra, determinação, perseverança e trabalho!!!"

Amei quando Vera Andrade (profissional de Marketing de Rede em parceria com a Cia Americana Forever Living) disse que o Sucesso é também fazer o que se ama, e com uma liberdade enorme de expressão disse: AMO O QUE FAÇO!!!!! 

Está aí o resultado do sucesso que ela está fazendo!!!!

Enfim... valeram todas as lições...

Para finalizar a tarde apresentou-me a mensagem Filosofia de Sucesso criada por Napoleon Hill, tão fantástica que não podia deixar de compartilhar com vocês!!!


Se você pensa que é um derrotado,
você será derrotado.
Se não pensar “quero a qualquer custo!”
Não conseguirá nada.
Mesmo que você queira vencer,
mas pensa que não vai conseguir,
a vitória não sorrirá para você.

Se você fizer as coisas pela metade,
você será fracassado.
Nós descobrimos neste mundo
que o sucesso começa pela intenção da gente
e tudo se determina pelo nosso espírito.

Se você pensa que é um malogrado,
você se torna como tal.
Se almeja atingir uma posição mais elevada,
deve, antes de obter a vitória,
dotar-se da convicção de que
conseguirá infalivelmente.

A luta pela vida nem sempre é vantajosa
aos fortes nem aos espertos.
Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória
é aquele que crê plenamente
Eu conseguirei!



Forte abraço cheio de Sucesso!!!


Camila Ferreira



Cultive Pessoas e Tenha uma Vida Próspera

"Se você deseja um ano de prosperidade, cultive grãos.
Se você deseja 10 anos de prosperidade, cultive árvores.
Mas se você quer 100 anos de prosperidade, cultive gente."
Ditado Chinês

           Ditado realmente perfeito!!!!
           Nos alerta para a imensa necessidade de nos atentarmos mais às pessoas!!!
Quantas e quantas vezes vemos pessoas serem tratadas como objetos, como máquinas, como qualquer outra coisa que não seja Ser Humano?
Seja em nossas casas, em grupos de amigos, até mesmo em grupos religiosos, e principalmente nas empresas!
E aí perguntamos, porque será que pessoas vivem desmotivadas?
Será que é porque seus trabalhos não foram reconhecidos, será porque tentam se doar e veem que não vale a pena, pois ninguém deu o mérito que mereciam, será porque passam por ela todos os dias e nem ao menos lhe dão bom dia ou um simples aceno com a cabeça, como se não fossem nada, será porque percebem que são como qualquer outro objeto da organização sendo disposto de um lado para o outro, será porque parecem que se tornaram mudos, pois nada do que falam é realmente ouvido, ou se tornaram surdos, pois só sabem se comunicar com elas gritando... enfim... Por que será?
Talvez você esteja pensando "Nossa, mas este assunto já está tão manjado!"
Pode estar manjado, mas não solucionado. E a cada dia percebo que a solução se torna cada vez mais distante. E enquanto houver um mundo totalmente anti humano, e unicamente capitalista, haverá o que se falar sobre este assunto!!! PRECISAMOS falar sobre este assunto!
Pessoas precisam ser cultivadas, amadas, ouvidas e respeitadas!!!! Independente de onde, de quando, de como e do porque!!!!!!
Cultive pessoas e tenha uma Vida Próspera!!!!

Abraços

Camila Ferreira

quarta-feira, 18 de abril de 2012

4º Passo: A Apresentação - Parte 2

Fonte: banco de imagens google.com.br

Continuemos nossas dicas sobre o Passo: A Apresentação.

Erros de concordância e palavras: em uma apresentação é inadmissível falarmos palavras erradas, na verdade, em qualquer ocasião isto se torna inaceitável. O maior problema que vivenciamos é o famoso "A gente vamos.. a gente andamos... a gente comemos..." Primeiramente, evite as palavras "a gente", substitua por NÓS, atenção: NÓS e não Nóis, ok!!! Mas, uma vez que você não substituiu e falou o famoso "a gente", ao menos faça a conjugação correta: a gente vai, a gente come, a gente anda.

A voz: devemos tomar um cuidado imenso com a maneira com que nos comunicamos verbalmente, fale claramente, num tom adequado ao tamanho da sala e a quantidade de público. Falar alto demais talvez canse e irrite o público, baixo demais corremos o risco de todos dormirem. O volume de voz deve ser mediano. Sua voz deve dar ênfase às informações que você deseja destacar. Não fale rápido demais, as pessoas podem não entender. Também não fale lento demais, pois as pessoas vão ficar totalmente impacientes. Enfim, nesta fase da vocalização, devemos ter muita sensibilidade e bom senso.

Se couber uma dica, para soletrarmos as palavras corretamente, faça um exercício simples: prenda um tubo de caneta ou um lápis entre os seus dentes e fale frases aleatoriamente, ou leia um texto, converse, enfim... fale da maneira mais clara que puder. Isto ajudará muito a sua dicção.

O apresentador deve estar sempre receptivo ao público, logo, ficar com os braços cruzados, mãos no bolso, braços lançados para baixo com as mãos unidas e fechadas são posturas que não devem ser usadas, pois passam o nervosismo ou a falta de reciprocidade.

Uma ótima postura é essencial no processo de comunicação, a isto denominamos comunicação não verbal.

Seu corpo deve estar disposto uniformemente, ou seja, os dois pés totalmente apoiados no chão, mantenha os ombros retos e o pescoço levemente levantado, levemente!!!! O famoso "Barriga para dentro e peito para fora" ajuda, porém nada de exageros. Também controle-se evitando a dancinha dos pés de um lado para o outro.

O olhar deve estar sempre voltado para frente, evite olhar para o chão ou para cima. Tente olhar para os espectadores. Se para você, manter o contato visual com o público se torna tarefa difícil, marque o famoso ponto imaginário no fundo da sala, ou no horizonte.

Por hoje é só!!!!!

Forte abraços,

Camila Ferreira

quarta-feira, 11 de abril de 2012

4º Passo - A Apresentação - Parte 1



Depois de estudar, conhecer plenamente o conteúdo e preparar um belo e completo material de apresentação, chegou a grande hora: APRESENTAR-SE. Demonstrar que você está preparado para transmitir todos os conhecimentos e colaborar para o enriquecimento de todos os ouvintes.
Aqui apresentaremos o que pode e o que não pode ser feito em relação ao que será dito na apresentação, como deverá manter sua postura, seu tom de voz e sua dicção, seus gestos e sua aparência.
Afinal, não é apenas o conteúdo verbal que comunicará algo, mas também a comunicação não verbal.
Sempre que a apresentação iniciar, apresente-se e/ou apresente o grupo que irá direcionar a apresentação. No caso de apresentação do grupo, podem ser utilizadas duas formas: um único integrante apresenta todos, ou cada um se apresenta, neste caso falando o seu nome. Por exemplo: "O presente trabalho tem como tema Marketing Estratégico e será apresentado por mim, Camila Ferreira..." e segue cada um apenas falando seu nome.
Caso a apresentação seja individual, você pode explorar mais o momento falando seu breve currículo, BREVE ok!!! Porém depende muito do tipo de apresentação, e se a mesma aceita a apresentação do currículo, ou apenas o nome já é o bastante???!!!
Depois de apresentar-se faça uma introdução do tema, e aí deslanche!!!
Evite, em qualquer apresentação, falar o famoso "Agora eu vou falar de...sobre ", o que tiver que falar fale, não há necessidade de anunciar. O mesmo se faz para o "Agora fulano vai falar...". Uma boa apresentação é aquela que transcorre de maneira tranquila e fluente, sem estes cortes, estas interrupções.
Na apresentação em grupo, o primeiro integrante, ao se apresentar, diz o famoso "Bom dia, ou boa tarde, ou boa noite!", depois disto não há mais necessidade dos demais integrantes, no momento em que forem começar a falar, cumprimentarem novamente o ouvinte. Esta atitude também "quebra" a apresentação, impedindo que ela transcorra naturalmente.
Uma boa apresentação é aquela que  tanto o perito, quanto o leigo sobre o assunto conseguem entender tranquilamente tudo ou grande parte do que for apresentado, por isto, não há necessidade de utilizarmos palavras tão complexas, mas também não devemos usar palavras tão corriqueiras e informais. 
Olhe por exemplo, como a mudança de uma simples palavra pode valorizar sua apresentação: Primeiro eu digo "Nossa., como isto é bacana", agora substituindo digo "Nossa, como isto é interessante". No segundo exemplo utilizamos uma palavra conhecida, porém mais sofisticada, o que passou mais segurança e credibilidade para a apresentação.

Bom, há muitas coisas a serem ditas sobre esta fase, aguardemos novas dicas e orientações na parte 2 deste 4º Passo!!!

Abraços!!!!

Camila Ferreira



segunda-feira, 9 de abril de 2012

3º Passo: Montando os slides - Parte 2


            Primeiramente peço-lhes desculpas por tantos dias sem postar materiais.
Mas vamos lá... continuemos nosso trabalho a fim de nos transformarmos em mestres no quesito apresentações!!!
Na matéria anterior começamos a falar sobre a montagem dos slides, hoje continuaremos nossos apontamentos ainda sobre este ponto.
Uma vez que já definimos o design do slide, a cor de fundo, a melhor letra, desde seu tamanho, estilo e cor, e os tópicos a serem abordados nos slides, agora vamos partir para um detalhe simples, mas que faz imensa diferença, tornando-se grande atrativo ao material: Utilização de Imagens.
A imagem, além de descontrair e tornar o seu trabalho criativo, também colabora imensamente com a compreensão do conteúdo a ser transmitido. Desde que seja bem escolhida.
A imagem deve ter total relação com o conteúdo, de modo que te permita, em muitos casos, utilizá-la na explicação do mesmo.
A escolha da imagem necessita de atenção, detalhe simples, mas extremamente importante. A imagem deve ser atraente, evite utilizar aquelas antigas imagens do banco de imagens do office, sim, aquelas imagens de desenho antigo, nada, nada atraente. Imagens em formato de foto, com uma cor mais viva e brilhante sempre caem bem.
Nesta fase aproveite para trabalhar e brincar com as imagens: recorte, esfumace, insira visualização 3D, gire, insira marca d'água, enfim... ponha em disposição que enriqueça o material.
Mas atenção, CUIDADO COM EXAGEROS. Tudo o que é demais, é DEMAIS!!! Evite a poluição visual.
Outro fator extremamente importante é o cuidado que se deve ter ao utilizar as imagens da internet, portanto sempre faça citações da fonte das imagens (site onde foi coletado a imagem), e fique atento a imagens com direitos autorais. Estas citações podem ser feitas no final dos slides, no mesmo local onde são apresentadas as referências bibliográficas.


Forte Abraço

Camila Ferreira

sábado, 31 de março de 2012

3º Passo: Montando os Slides - Parte 1


Depois de prepararmos o material para a apresentação, onde criamos tópicos das ideias principais, e para estas ideias principais mais outros tópicos, iniciemos um novo passo, preparação dos slides.
Para tanto vamos começar com algumas dicas:
·         A escolha do design do slide: utilize designs de slides atraentes, dependendo da quantidade de slides evite cores de fundo muito escuras, pois elas podem cansar o espectador. Tentem evitar os designs de slides muito manjados, aqueles sempre utilizados. Em último caso, o fundo branco sempre cai muito bem, permitindo-nos usar e abusar de imagens e disposição do texto, enfim, utilizar a criatividade é a nossa regra principal.
·         O material escrito: Evite textos longos, por isto criamos os tópicos. Quando colocamos textos longos em apresentações o espectador tem duas escolhas, ou ele lê os slides, ou presta atenção em quem está apresentando, logo, ele nunca vai captar 100% de nenhuma das informações. Os tópicos devem ser palavras chaves do que você pretende falar. Aprenda que o slide não será apenas o material que o espectador irá acompanhar, mas será também a sua cola. Por isto você deve ser muito inteligente ao elaborá-lo, os slides serão seu apoio principal.
Em uma das aulas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) alguns alunos escreveram na mão uma colinha para apresentação, e disfarçadamente olhavam em alguns momentos para se lembrarem do conteúdo, no final da apresentação perguntei o que escreveram nas palmas das mãos, me informaram que eram as frases iniciais dos textos, pois quando viam as frases iniciais lembravam-se do texto todo, então perguntei "Por que não passam isto para os slides, se coube na palma da sua mão, com certeza caberá em alguns slides" e o fizeram, resultado: Sucesso Total!!!!
·         Escrever errado?? Nunca: Cuidado, muitíssimo cuidado com erros ortográficos, de acentuação e concordância. Isto é inadmissível. Além de acabar com a credibilidade da apresentação, é extremamente vergonhoso. Leia milhares de vezes os slides antes de apresentar, e convide algumas pessoas para lerem também, muitas vezes estamos tão acostumados a ver aquele slide que ficamos cegos perante alguns erros, não porque não sabemos escrever corretamente, mas não conseguimos enxergar.
·         A escolha da letra: Utilize letras com tamanhos ideais, pois é extremamente desanimador e cansativo ter que encolher os olhos para tentar enxergar as informações. Acredito que letras acima do tamanho 25 sempre são as legíveis. O estilo de letra também conta muito, em uma apresentação mais séria é sempre interessante utilizarmos letras retas: Arial, Calibri, Tahoma, Times New Romam. Se a apresentação for mais informal e descontraída, as opções são letras mais arredondadas e desenhadas: Comics, Segoe Script, Monotype Corsiva.
Outro fator relevante são as cores das letras, estas também transmitem o grau de seriedade da apresentação. Para passar seriedade opte por cores mais escuras: preto, azul marinho, verde escuro, roxo. Se pretender chamar a atenção, o vermelho sempre é uma ótima opção. Evite o amarelo, ele apaga a apresentação, e por vezes há dificuldades do espectador em ler o material. Também tenham cuidado com o rosa e sua família, ele pode  infantilizar o material a ser transmitido.

Nossa, há muitas informações relevantes nesta etapa de montagem dos slides, continuaremos na próxima publicação. Fiquem ligados!!! Ou melhor, blogados!!!


Forte abraço,

Camila Ferreira

quinta-feira, 29 de março de 2012

2º Passo: Preparando o Material


fonte: banco de imagens google.com.br


Depois de aplicar o 1º passo, conhecendo profundamente o conteúdo a ser ministrado, comece a preparar o material.
Nesta fase você deve fazer um brainstorming (termo em inglês que significa tempestade de ideias), jogando para o papel toda ideia que você acredita ser importante transmitir na apresentação. Não se preocupe com a ordem das ideias agora.
Pegue estes mesmos papéis, e aí sim, forme um texto, um resumo, com uma ordem lógica e atraente do que pode e deve ser passado. Não se importe com o tamanho do resumo ainda, o importante é escrevê-lo.
Depois de escrever o primeiro resumo, leia-o e dê mais uma lapidada aperfeiçoando ainda mais o material, logo você criará um resumo do resumo, melhorará a ordem do conteúdo, destacará ainda mais o que é primordial. E com isto você ficará cada vez mais conhecedor e dominador do tema e da estrutura do trabalho.
Faça isto umas 3 vezes!!!! Sem reclamar, viu!!!!!! Depois você verá que valeu a pena!!!
Agora pegue este mesmo texto e transforme-o em tópicos. Primeiro escolha os tópicos das ideias principais a serem passadas. Depois, crie outros tópicos para cada uma destas ideias principais.
Isto ajudará e facilitará a definição da ordem da apresentação e a montagem dos slides, tema do nosso próximo passo!!! Fiquem ligados!!!

Forte abraço!!!

Camila Ferreira