quinta-feira, 21 de junho de 2012

10 Lições


Como diz meu amigo professor Ailton Henrique Dias "Ééééééééé chegada a Hora"!!!!
Coração a mil, emoções a flor da pele, alegria e medo do inesperado, ansiedade e vontade, coragem e superação.... enfim, uma mistura de sentimentos... e é isto que está fazendo TUDO VALER A PENA!!!
Afinal, como dizia meu eterno querido professor Marcos "Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena! (Fernando Pessoa)".
E hoje, em alto e bom tom eu afirmo "VALEU A PENA!"
E se posso tirar uma lição de tudo que hoje estou vivenciando, eu digo, não tiro apenas uma, mas várias.
Primeira: Ninguém se basta a si mesmo. Esta conquista não é única e exclusivamente minha, são de todos que direta ou indiretamente colaboraram para que isto acontecesse: família, amigos, alunos, crismandos, profissionais. A cada pessoa que passou na minha vida! Sim, tenho plena certeza que cada pessoa que passa em nossa vida não passa por acaso, cada pessoa traz algo novo, nos faz crescer, aprender, evoluir. Independente do tempo que permaneceram, seja uma vida toda, ou alguns minutos no ponto de ônibus ou na fila do banco. E acrescento, mesmo aqueles que acreditam que te fazem ou fizeram o mal, tenha plena certeza, estas são uma das agentes principais da sua evolução. Na minha vida foram poucas e agradeço muito por isto.
Segunda: Tenha uma vida próspera, feliz e em harmonia. Isto é simplesmente perfeito, afinal, plantamos o que colhemos, não é? Quem planta rosas, só poderá colher rosas, quem planta joio, somente colherá joio. Então plante alegria, paz, felicidade, fidelidade, fortaleza, sinceridade, cumplicidade, comprometimento, amizade, HUMILDADE e AMOR. Não colherá senão estas mesmas dádivas.
Terceira: Valorize tudo isto!!! Valorize todas as suas conquistas. E lembre-se, valorize muito mais as conquistas pessoais do que as conquistas materiais. Mesmo que hoje você tenha dúvidas sobre isso, um dia, com certeza, você vai entender!!!!
Quarta: Estude, busque, supere-se e seja persistente. Informação, conhecimento, o querer saber, jamais serão demais. Valorize o conhecimento, e não me refiro apenas aos conhecimentos de autores renomados, de estudiosos de classe, enfim, me refiro a qualquer tipo de conhecimento. De qualquer ser, seja do humilde agricultor, ao Doutor em Engenharia de alguma coisa!!! Todos, todos tem algo a te ensinar que você ainda não saiba. 
Quinta: Valorize sua família. Sim, eles são as peças fundamentais da vida que as vezes parece um quebra cabeça. Segurança, conforto, fortaleza sempre virão deles. Mesmo que hoje você talvez duvide que isto possa vir a acontecer.
Sexta: AME. Ame tudo o que a vida lhe oferecer, AME. Ame as pessoas, ame seu trabalho, ame seus estudos, ame, ame, ame!!! Mas lembre-se, ame-se sempre em primeiro lugar!!!! Afinal, como posso dar o que eu nem mesmo tenho?
Sétimo: Creia em Deus! Deus é a única perfeição que existe no mundo, e certamente quando estamos próximos a Ele, ahhhhh... certamente as coisas sairão muito mais perfeitas do que o esperado!!! Eu com Deus sou tudo, já sem Ele, não sou nada.
Oitava: Seja paciente e persistente. Tudo acontece na hora e no momento em que DEVEM ACONTECER, e não no momento que você deseja que aconteça. Mas persista, corra atrás, não contente-se com o Nada. E deseje que esta conquista seja bem difícil, afinal, tudo que vem fácil, vai fácil.
Nona: Seja Positivo! Acredite, torça, supere, vibre, alegre-se. Fale palavras positivas, mesmo referindo-se a algo negativo. Isto te faz acreditar ainda mais que vai conquistar!!!
Décima e última: AGRADEÇA!!! No caso de dar certo ou errado, AGRADEÇA!!! Deus tem um plano para nós, se deu certo é porque estava nos planos, se deu errado, também estava nos planos. Nos planos de um dia conquistarmos uma vida feliz e plena. Por isto a importância de se agradecer, pois cada momento é necessário e preciso por Deus.

Obrigada a todos, muito obrigada!!!! Tenho plena certeza que esta conquista não é só minha!!!! E mesmo se fosse, que graça teria????

Forte abraço e nos vemos em breve, agora na Califórnia!!!!

Camila Ferreira

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Perca o tempo que for necessário conquistando pessoas!!!


Depois de comemorar a grande conquista, chegou a hora dos preparativos e de enfrentar os desafios: 
1º Desafio: conhecer melhor a língua inglesa, sim... ou melhor, nãooo... eu não conheço tão bem a língua, podemos dizer que meu nível de Inglês seja Basic One. Sim, eu me inscrevi em um projeto de Intercâmbio para os EUA sem saber falar inglês, e acredito que esteja aí a graça de tudo... o desafio em se empenhar, de ter que se virar, de saber que se vai passar dificuldades, mas com a certeza de que vai superá-las.
Neste momento é que reconhecemos os verdadeiros amigos, e não posso deixar de citar neste o querido, my best friend Jonathan Vilela, sim... amigo de anos, pessoa viajada, mente aberta e CORAÇÃO IMENSO e acolhedor. Meu atual English Teacher. Esta pessoa sensacional se dispôs por horas e dias a me ensinar, auxiliar, acompanhar neste e em vários árduos desafios que venho enfrentando desde então. Muito Obrigada!!! E obrigada a todos que direta ou indiretamente vem me ajudando!!!
E se me cabe uma dica de estudo, que o teacher me deu, e ajudou demais: traduza músicas do inglês para o português, sim, com dicionário e lápis na mão. Desta forma podemos conhecer os diversos significados de cada palavra e como ela pode se encaixar naquele contexto. Além de ser uma forma descontraída de se aprender. Depois ouça-a, e é claro cante... cante muito, assim podemos aprender a dicção de tais palavras. E por fim, divirta-se!!!! Ah, comecem pela música "Reach for the star" do S Club 7... é o máximo!!! rs
Meus pais sempre me ensinaram, e graças a Deus aprendi, que na vida não importa o que você tem, mas quem você tem! Não perca tanto tempo conquistando coisas, mas perca o tempo que for necessário conquistando pessoas! Você vai perceber o quanto vale a pena!

Até mais!!!

Abraço Imensoooooo!!!

Camila Ferreira




segunda-feira, 11 de junho de 2012

Celebre as vitórias!!!!!


Fonte: banco de imagens google.com

Ótimo, o projeto foi escrito e inscrito no Programa de Intercâmbio Cultural. Tal Projeto deveria envolver todo o contexto escolar e a língua inglesa. Logo, o meu projeto baseia-se na criação de um "Escritório Modelo de Gestão e Consultoria a Microempreendedores da Região de Itaquera”, a fim de atender a Copa de 2014.
No dia 15 de abril seria divulgada a seleção dos 25 projetos escolhidos, eu, é claro, naquela ansiedade tremenda. Passou dia 15 e nada, dia 16 e nada, dia 17 e nada.... Até que chegou um ofício do Centro Paula Souza (CPS) informando que o resultado seria adiado. Na segunda-feira seguinte nada também, enfim, aos poucos a tensão foi diminuindo, fui me esquecendo...
Até que, praticamente, no final da semana seguinte, o meu diretor da minha escola encaminhou um e-mail convocando-me para uma reunião de extrema urgência. Pensei que pudesse ser tudo, menos sobre o bendito Intercâmbio Cultural. Fiquei por horas pensando o que podia ter acontecido para ele ter enviado aquele e-mail tão sério. Convocação!!!!! Pensei, pensei, pensei, e não conseguia encontrar nada... afinal, não tinha feito nada de errado como docente... o curso o qual eu coordeno também estava indo muito bem. Cheguei até a pensar que alguém tivesse armado alguma contra a minha pessoa!!!
Por que será que sempre quando isto acontece pensamos apenas em coisas ruins, ficamos tensos, inseguros, desconfiados??
Devemos confiar mais em nós mesmos, pensar positivamente, confiar
no nosso trabalho, no nosso potencial!!! O e-mail não dizia nada de mais, apenas era um e-mail sério!
Bom, quase não dormi direito, até porque um dos meus maiores defeitos é a ansiedade!!!!
Logo pela manhã fui á escola, já direto para a Sala da Direção. O diretor riu, pediu que eu fosse a minha sala guardar minha bolsa, ajeitar minhas coisas e logo me chamaria. E foi o que fez.
Começamos a reunião, ele perguntando várias coisas sobre o curso, sobre os professores... e eu, é claro, desconfiada, o que será que viria por aí!! Problemas!!!
Quando, ele pegou um documento, me entregou pedindo que o lesse. Iniciei a leitura, era um ofício do CPS, logo na linha de baixo estava escrito "Intercâmbio Cultural"... Aeeeeee... meu coração começou a saltar!!!!!!
Sim, o ofício dizia que foram encaminhados para o programa, 125 projetos, e destes foram selecionados 25 apenas. E meu nome estava lá.... CAMILA FERREIRA - ETEC DE ITAQUERA!!!
Alegria total.... uma festa... me emocionei demais!!! Para terem noção, o diretor Lincoln teve o carinho de imprimir uma bandeira Americana e escrever as felicitações (em inglês, é claro) e me entregar na hora que li o resultado.
Ser líder é isto, é acompanhar, participar, apoiar, torcer, caminhar junto, auxiliar e se felicitar com a vitória dos seus liderados!!! Ele foi e é um tremendo líder!!!
Logo depois, liguei para minha casa para avisar meus pais, que com imensa alegria festejaram comigo, também é claro, meu lindo futuro marido...rs, meus irmãos e minha linda Dinda e amiga!!! Além de todos os amigos, que no decorrer da semana ficaram sabendo!!!
Na vida isto é o que mais importa, os momentos, as pessoas, a cumplicidade, a alegria de sermos o que somos, e graças a isto, termos pessoas maravilhosas ao nosso lado!!!

Forte abraço, e até a próxima postagem!!!

Camila Ferreira

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Garra e Determinação são as Fontes para o Sucesso


Queridos leitores, desculpe ficar tanto tempo sem dar o ar da graça aqui no blog, tentarei não fazer mais isto.
Mas acredito que eu possa me explicar. Para tanto vou contar uma historinha que me aconteceu há alguns meses e me tomou um tempo enorme (mas valeu muito a pena!!!), a qual será tema das próximas postagens, com intuito de trazer lições, experiências e reflexões para o âmbito pessoal e corporativo.
Iniciemos:
Exatamente no final do mês de março deste ano, o diretor da escola onde atuo como docente me informou sobre um programa do Centro Paula Souza que iria contemplar alguns professores da área técnica com bolsas de estudos para cursar Inglês nos Estados Unidos. Para tanto, os professores deveriam criar um projeto que envolvesse todo o contexto escolar e a língua inglesa, desses inscritos, seriam selecionados 25 professores.
Bom, eu me apressei em desenvolver o projeto. O projeto deveria ser escrito em no máximo 1.000 carácteres, sabem o que é isto? Carácter é cada palavra, acento, espaço, vírgula, pontuação... de um texto, para terem noção 1.000 carácteres se fazem em umas 10 linhas. Logo apareceu a primeira dificuldade, como escrever um projeto em apenas 10 linhas? Ah e mais, nestas 10 linhas deveriam estar presentes a Justificativa, o Objetivo, a Metodologia, os Recursos, os Resultados Esperados... Bom, se no início parecia simples escrever em 10 linhas, acredito que esta foi a maior dificuldade, como passar tudo o que o projeto buscava, tudo que ansiava desenvolver em um espaço tão pequeno. Vai resumo dali, vai resumo daqui, lapidando, melhorando, modificando, até que o mesmo ficou pronto. Quero abrir um parênteses neste momento para agradecer ao Diretor da Escola, Claudson Lincoln Beggiato, que com muita paciência, se dispôs de uma tarde inteira me auxiliando na melhoria deste.
Mas o mundo corporativo é assim, quantas e quantas vezes precisamos e devemos ser mais objetivos, claros, específicos, expor nosso conhecimento, nossos anseios, nossas ideias em espaço tão curto, de forma clara, abrangente e ao mesmo tempo sucinta. Hoje já percebemos que as pessoas não ficam mais horas no telefone a fim de resolver determinado assunto, são raras as vezes em que isto acontece, tudo é rápido e prático, enviasse um e-mail, o receptor o entende, responde e pronto, negócio fechado!!! Ou não!!! Tudo vai depender desta clareza que se expõe em espaço tão pequeno. Afinal, praticidade é otimização do tempo, e tempo é dinheiro.
O primeiro passo já estava feito, consegui criar e escrever o projeto.
Agora partiria para a próxima fase, uma triagem dos projetos na própria Unidade Escolar, visto que vários professores poderiam escrever o projeto, porém cada Unidade Escolar deveria enviar para o Centro Paula Souza apenas 1 destes tantos inscritos. Resultado, somente eu me inscrevi na minha escola.
Você deve estar pensando que eu amei isto, visto que não tive concorrente. De certa forma, confesso que sim, mas por outro lado, me decepcionei um pouco, primeiro porque gosto de conviver com a competitividade, eu tenho uma essência competitiva que me dá mais ânimo e garra para desenvolver as coisas. É como no mercado de trabalho, quando uma empresa possui um concorrente, ela corre atrás, cria vantagens competitivas, diferenciais, agrega valor nos seus produtos e serviços; agora quando não possui, ela tende a se acomodar.
Mas desta vez fiz o melhor, sabe quando, depois que você encerra, para e pensa "Nossa, fui eu mesma quem escrevi isto!" Não me desmerecendo, é claro, porque modéstia parte eu me esforço, mas ficou MUITO BOM!!!
Porém, só estava na parte inicial, tinha muito mais coisa por vir... 

O que continuaremos nas próximas postagens!!!!
Espero vocês aqui!!!

Forte Abraço,

Camila Ferreira