Hoje em conversa empolgada e
enriquecedora com meu noivo, pude perceber que a fórmula para o sucesso depende
muitas e, em alguns casos, unicamente de um comportamento simples:
RELACIONAMENTO. Não sei ao certo se a palavra seria comportamento, mas enfim, o
Relacionamento pode ser a chave para abertura de muitas portas de sucesso.
Às vezes nos preocupamos com ações
mirabolantes para atrair novos clientes, ou ações custosas e complexas, quando
no final, um simples RELACIONAMENTO, que nada nos custa, pode ser a solução
para os problemas vivenciados dia após dia.
O Bom Relacionamento é o mínimo que o
cliente espera, se não consigo fazer o mínimo, como vou desenvolver estratégias
mais complexas?
Se
eu perguntar para você: "Quando você entra em uma loja para comprar algo,
o que você espera?”.
Tapete vermelho, fogos de artifício, champanhe
em taças de cristal?
Ou será que você espera, no mínimo, um
“Bom Dia” agradável e natural. Um “Posso ajudar” com disposição de querer
realmente ajudar e não uma simples frase decorada. Um “Fique à vontade” e deixá-lo
realmente à vontade, sem te pressionar te seguindo como um detetive, mas de
forma hábil e competente deixá-lo livre naquele ambiente, mas atento e próximo
para o caso de você precisar de auxílio. Um “Claro, podemos negociar,” se
mostrando como alguém que sabe dar concessões, pois conhece nosso consumidor
brasileiro que adora a negociação, o famoso hábito de pedir e esperar aquele
famoso descontinho no final da compra.
Enfim, podemos elencar várias e várias
atitudes primordiais para atrair e reter clientes, tudo baseado única e
exclusivamente no RELACIONAMENTO. No saber entender e se colocar no lugar do consumidor.
Melhor do que a frase que costumamos
ouvir “Trate o outro como você gostaria de ser tratado” é “Trate o outro como ELE
gostaria de ser tratado”.
Já dizia, ou melhor, diz Claudio
Tomanini, o “Segredo não é atender, mas entender o cliente”. Aí está a chave
para relacionamentos duradouros e lucrativos “Entender o Cliente” e saber se
RELACIONAR com ele.
Forte abraço,
Camila Ferreira