quinta-feira, 10 de maio de 2012

Relacionamento com o Cliente


Hoje em conversa empolgada e enriquecedora com meu noivo, pude perceber que a fórmula para o sucesso depende muitas e, em alguns casos, unicamente de um comportamento simples: RELACIONAMENTO. Não sei ao certo se a palavra seria comportamento, mas enfim, o Relacionamento pode ser a chave para abertura de muitas portas de sucesso.
Às vezes nos preocupamos com ações mirabolantes para atrair novos clientes, ou ações custosas e complexas, quando no final, um simples RELACIONAMENTO, que nada nos custa, pode ser a solução para os problemas vivenciados dia após dia.
O Bom Relacionamento é o mínimo que o cliente espera, se não consigo fazer o mínimo, como vou desenvolver estratégias mais complexas?
Se eu perguntar para você: "Quando você entra em uma loja para comprar algo, o que você espera?”.
Tapete vermelho, fogos de artifício, champanhe em taças de cristal?
Ou será que você espera, no mínimo, um “Bom Dia” agradável e natural. Um “Posso ajudar” com disposição de querer realmente ajudar e não uma simples frase decorada. Um “Fique à vontade” e deixá-lo realmente à vontade, sem te pressionar te seguindo como um detetive, mas de forma hábil e competente deixá-lo livre naquele ambiente, mas atento e próximo para o caso de você precisar de auxílio. Um “Claro, podemos negociar,” se mostrando como alguém que sabe dar concessões, pois conhece nosso consumidor brasileiro que adora a negociação, o famoso hábito de pedir e esperar aquele famoso descontinho no final da compra.
Enfim, podemos elencar várias e várias atitudes primordiais para atrair e reter clientes, tudo baseado única e exclusivamente no RELACIONAMENTO. No saber entender e se colocar no lugar do consumidor.
Melhor do que a frase que costumamos ouvir “Trate o outro como você gostaria de ser tratado” é “Trate o outro como ELE gostaria de ser tratado”.
Já dizia, ou melhor, diz Claudio Tomanini, o “Segredo não é atender, mas entender o cliente”. Aí está a chave para relacionamentos duradouros e lucrativos “Entender o Cliente” e saber se RELACIONAR com ele.

Forte abraço,

Camila Ferreira

Um comentário:

Julie Paris disse...

Olá, sou Julie e sou apaixonada por leitura. Em minha opinião, seu blog é adorável e irá crescer muito daqui pra frente. Não resisti em segui-lo, e me sentiria honrada se você fizesse o mesmo. O endereço está abaixo.

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Meu blog é destinado a todos que, assim como eu, são apaixonados por leitura. Em meu blog você poderá encontrar contos e novelas, e, mais pra frente, poderá encontrar minisséries e outras novidades também, pois o blog tem apenas cerca de dois meses, mas eu ainda irei postar muitos textos...

Te desejo uma ótima noite, e sucesso para você e seu blog!

Um doce abraço, Julie Paris.