sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Segredo para uma liderança eficaz


Bom, para tratarmos sobre o termo liderança primeiramente devemos conhecer o seu conceito, afinal, qual o significado desta palavra tantas vezes dita, porém poucas vezes bem aplicada? Dentre os vários conceitos que conhecemos, até hoje não encontrei algum que seja tão bem explanado e tão completo como este: “Conduzir grupo de pessoas, transformando-os em equipe, de modo a motivá-los e influenciá-los de forma ética e positiva, na busca de ótimos resultados”.
Vou lhe explicar tão belo conceito detalhadamente. Primeiramente o verbo conduzir deve ganhar uma amplitude magnífica e se multiplicar em milhares de outros verbos: dirigir, administrar, controlar, ensinar, mostrar, gerir, instruir, treinar, fortalecer, indicar e tantos outros que permita dar direcionamento a sua equipe. Sim, equipe, e não mais grupo. Grupo é apenas um bando de pessoas reunidas, equipe é um bando de pessoas reunidas trabalhando em sintonia para alcançar um bem comum. Por isto o papel do líder é essencial na transformação de um simples grupo em uma grande equipe.
O líder deve (isto mesmo, ele tem o DEVER de) motivar todo o seu pessoal, sempre baseado na ética e nos bons costumes, e isto se faz através do respeito mútuo, do comprometimento, da confiança, do saber ouvir e do saber falar, da definição de metas claras e alcançáveis, do acreditar na capacidade de seus liderados e, principalmente, de se ter empatia por eles. E assim o resultado é inevitável: Equipe motivada é igual a RESULTADO POSITIVO, assim como dois mais dois são quatro.
Explicando assim, até parece fácil não é? E é. Tudo isto se torna fácil quando quebramos os paradigmas no tratamento com os liderados, enxergando-os como parceiros e não mais como alguém inferior, quando os colocamos no topo da pirâmide, quando os tratamos como a peça mais importante do nosso tabuleiro, porque pensemos bem, quem está mais próximo do nosso cliente, os líderes? Quem vende o pãozinho da padaria, o refrigerante da lanchonete, a blusa da lojinha? É preciso enxergar que precisamos deles (liderados) tanto quanto eles precisam de nós (líderes). E que o segredo não é ser temido, mas ser respeitado, o respeito reflete comprometimento.
Equipe comprometida gera produtividade, satisfação do cliente e, conseqüentemente, rentabilidade à empresa. Não enxergue seus liderados como máquinas de dinheiro, mas como seres humanos, afinal, é realmente o que são. E seres humanos devem e merecem ser tratados com amor, então se me couber mais uma última dica: AME-OS.

Camila Ferreira é administradora, palestrante e consultora empresarial. Atualmente também atua como docente e coordenadora do Curso de Administração da Escola Técnica Estadual de Itaquera – Centro Paula Souza. Desenvolve palestras, cursos e treinamentos para empresas, profissionais liberais, empreendedores, estudantes e universitários.