sábado, 31 de março de 2012

3º Passo: Montando os Slides - Parte 1


Depois de prepararmos o material para a apresentação, onde criamos tópicos das ideias principais, e para estas ideias principais mais outros tópicos, iniciemos um novo passo, preparação dos slides.
Para tanto vamos começar com algumas dicas:
·         A escolha do design do slide: utilize designs de slides atraentes, dependendo da quantidade de slides evite cores de fundo muito escuras, pois elas podem cansar o espectador. Tentem evitar os designs de slides muito manjados, aqueles sempre utilizados. Em último caso, o fundo branco sempre cai muito bem, permitindo-nos usar e abusar de imagens e disposição do texto, enfim, utilizar a criatividade é a nossa regra principal.
·         O material escrito: Evite textos longos, por isto criamos os tópicos. Quando colocamos textos longos em apresentações o espectador tem duas escolhas, ou ele lê os slides, ou presta atenção em quem está apresentando, logo, ele nunca vai captar 100% de nenhuma das informações. Os tópicos devem ser palavras chaves do que você pretende falar. Aprenda que o slide não será apenas o material que o espectador irá acompanhar, mas será também a sua cola. Por isto você deve ser muito inteligente ao elaborá-lo, os slides serão seu apoio principal.
Em uma das aulas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) alguns alunos escreveram na mão uma colinha para apresentação, e disfarçadamente olhavam em alguns momentos para se lembrarem do conteúdo, no final da apresentação perguntei o que escreveram nas palmas das mãos, me informaram que eram as frases iniciais dos textos, pois quando viam as frases iniciais lembravam-se do texto todo, então perguntei "Por que não passam isto para os slides, se coube na palma da sua mão, com certeza caberá em alguns slides" e o fizeram, resultado: Sucesso Total!!!!
·         Escrever errado?? Nunca: Cuidado, muitíssimo cuidado com erros ortográficos, de acentuação e concordância. Isto é inadmissível. Além de acabar com a credibilidade da apresentação, é extremamente vergonhoso. Leia milhares de vezes os slides antes de apresentar, e convide algumas pessoas para lerem também, muitas vezes estamos tão acostumados a ver aquele slide que ficamos cegos perante alguns erros, não porque não sabemos escrever corretamente, mas não conseguimos enxergar.
·         A escolha da letra: Utilize letras com tamanhos ideais, pois é extremamente desanimador e cansativo ter que encolher os olhos para tentar enxergar as informações. Acredito que letras acima do tamanho 25 sempre são as legíveis. O estilo de letra também conta muito, em uma apresentação mais séria é sempre interessante utilizarmos letras retas: Arial, Calibri, Tahoma, Times New Romam. Se a apresentação for mais informal e descontraída, as opções são letras mais arredondadas e desenhadas: Comics, Segoe Script, Monotype Corsiva.
Outro fator relevante são as cores das letras, estas também transmitem o grau de seriedade da apresentação. Para passar seriedade opte por cores mais escuras: preto, azul marinho, verde escuro, roxo. Se pretender chamar a atenção, o vermelho sempre é uma ótima opção. Evite o amarelo, ele apaga a apresentação, e por vezes há dificuldades do espectador em ler o material. Também tenham cuidado com o rosa e sua família, ele pode  infantilizar o material a ser transmitido.

Nossa, há muitas informações relevantes nesta etapa de montagem dos slides, continuaremos na próxima publicação. Fiquem ligados!!! Ou melhor, blogados!!!


Forte abraço,

Camila Ferreira

quinta-feira, 29 de março de 2012

2º Passo: Preparando o Material


fonte: banco de imagens google.com.br


Depois de aplicar o 1º passo, conhecendo profundamente o conteúdo a ser ministrado, comece a preparar o material.
Nesta fase você deve fazer um brainstorming (termo em inglês que significa tempestade de ideias), jogando para o papel toda ideia que você acredita ser importante transmitir na apresentação. Não se preocupe com a ordem das ideias agora.
Pegue estes mesmos papéis, e aí sim, forme um texto, um resumo, com uma ordem lógica e atraente do que pode e deve ser passado. Não se importe com o tamanho do resumo ainda, o importante é escrevê-lo.
Depois de escrever o primeiro resumo, leia-o e dê mais uma lapidada aperfeiçoando ainda mais o material, logo você criará um resumo do resumo, melhorará a ordem do conteúdo, destacará ainda mais o que é primordial. E com isto você ficará cada vez mais conhecedor e dominador do tema e da estrutura do trabalho.
Faça isto umas 3 vezes!!!! Sem reclamar, viu!!!!!! Depois você verá que valeu a pena!!!
Agora pegue este mesmo texto e transforme-o em tópicos. Primeiro escolha os tópicos das ideias principais a serem passadas. Depois, crie outros tópicos para cada uma destas ideias principais.
Isto ajudará e facilitará a definição da ordem da apresentação e a montagem dos slides, tema do nosso próximo passo!!! Fiquem ligados!!!

Forte abraço!!!

Camila Ferreira

terça-feira, 27 de março de 2012

1º Passo - Conheça Profundamente o Conteúdo

fonte: banco de imagens: google.com

Bom, parece tão óbvio este primeiro passo, não é???
Pois ele é, porém a maioria de nós não o pratica. Acabamos por fazer apresentações através de um conhecimento extremamente superficial sobre o tema.
Para uma apresentação se destacar, o locutor, ou seja, a pessoa que a está apresentando deve conhecer profundamente o conteúdo, e para tanto deve sair da zona de conforto e mergulhar em águas mais profundas. (Profundo isto não!!! rs)
Deve buscar materiais além dos habituais, conhecer novas bibliografias, novos artigos, novos vídeos, novos conteúdos, vasculhar a internet e buscar o que ela pode fornecer de melhor.
Quanto mais eu conhecer um tema, maior será a certeza de sucesso na apresentação.
Faça uma experiência simples: Dê uma palestra de 3 minutos de um tema que você tenha muito conhecimento e que você ame falar, ame participar, enfim, qualquer coisa que você domine. Seja um time de futebol, seu grupo de amigos, um artista favorito, sua família, como ser mãe, seu trabalho, como jogar vídeo game, sua novela ou seriado favorito, um filme, uma peça teatral, seu trabalho, seu dia a dia... o tema não importa, desde que seja algo que você conheça profundamente.
Fazendo esta tarefa você irá observar que você não gagueja, ou gagueja muito menos, você fala com maior tranquilidade, seus vícios de linguagem e seus tiques habituais são minimizados, isto tudo porque você tem segurança e conhecimento sobre o que está falando.
Já fiz esta experiência inclusive em sala de aula com alguns alunos, e o resultado foi fantástico, alunos tímidos, com dificuldades de falar, temerosos, se transformam quando falam algo que realmente conhecem, e impressionam.
Esta é a palavra: IMPRESSIONAR!!! Então faça o teste, amplie sua visão, busque novas fontes de pesquisa, se transborde de informação, brilhe e IMPRESSIONE!!!

Sucesso!!! 

Abraços

Camila Ferreira


segunda-feira, 26 de março de 2012

Destacando-se em apresentações


fonte: banco de imagens google.com.br

Inicia-se uma série de dicas e passos para você se destacar em apresentações diversas, sejam apresentações de projetos em empresas, trabalhos acadêmicos, no famoso e tão temido Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, cursos, palestras, entre outras.
Afinal, quantas e quantas vezes você se deu mal em apresentações, talvez porque o conteúdo foi lido em cima da hora, ou foi lido mais ou menos? Ou o conteúdo nem mesmo foi lido, benzeu-se antes de entrar em cena e seja o que Deus quiser? Quantas e quantas vezes apresentou o capítulo de um livro lendo rapidamente, única e exclusivamente o capítulo a ser apresentado, ou o resumo do capítulo retirado da internet, afinal você é esperto demais para perder tempo lendo todo o material? Quantas e quantas vezes coletou material da internet, deu uma pequena modificada, e correu pro abraço? Afinal, hoje em dia nada se cria, tudo se copia e se transforma!
Quantas e quantas vezes ficou extremamente nervoso na apresentação com medo do professor, ou do gestor da empresa, ou dos convidados do evento perguntarem algo e você não saber responder, afinal você não estava preparado o bastante? Quantas e quantas vezes foi indagado sobre algo, e usou seu charme e sua lábia para responder algo que na verdade não sabia bulufas, você fingia que sabia e o ouvinte fingia que estava entendendo?
Quantas e quantas e quantas e quantas e quantas vezes?
Quantas e quantas vezes, nas apresentações, se saiu mal, ou regular, ou, com sorte, saiu-se bem?
Mas será que isto é o bastante? Se sair bem é o bastante para você?????
Se for, pode parar a leitura por aqui, já é o bastante para você ler.
Agora se você espera mais, quer mais, busca mais, e o mínimo que espera de si mesmo é sair-se ÓTIMO, acompanhe esta série!!!!

Amanhã, uma dica fresquinha para você!!!

Abraço forte e sucesso!!!

Camila Ferreira


sábado, 24 de março de 2012

Texto: Insubstituível

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça:
“ninguém é insubstituível”.
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido: “Alguma pergunta?”
“Tenho sim. E Beethoven?”
“Como?”, o encara o gestor confuso.
“O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?”
Silêncio. O funcionário fala então:
“Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra?Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico?
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus ‘gaps’.
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões ‘foi pra outras moradas’.
Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim:
“Estamos todos muito tristes com a ‘partida’ de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:.. Ninguém... pois nosso Zaca é insubstituível’”.
Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!

(autor desconhecido)
Texto enviado por minha querida amiga profª Elenice.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Palestra Destacando-se no Mercado de Trabalho, como ser diferente no meio de tantos tão iguais

Agradeço a todos os alunos que, ontem 20/03/12, participaram da palestra na Universidade Braz Cubas.
Espero de coração que tenham gostado!!!
Agradeço também à querida Aline Ribeiro, e ao Carreira e Profissão da universidade, em especial à Mariana Spada, Elisangela Carvalho e ao José Maria da Silva Junior.

Os slides em breve estarão aqui no blog, mas quem tiver interesse em vê-los mais rapidamente, enviem e-mail para camila.f.ferreira@ig.com.br, que com imenso prazer responderei anexando os mesmos.

Abraço Enorme!!!
E sucesso a todos!!!!

Camila Ferreira

quarta-feira, 14 de março de 2012

Com Trabalho Alcançamos o Talento



Se o seu objetivo de vida é alcançar o topo, aí vai a dica principal: 
TRABALHE, DEDIQUE-SE E SE ESFORCE!!!


O talento é extremamente importante para que possa se destacar, porém o 

TRABALHO é ESSENCIAL.


Não há destaque sem trabalho, mas com trabalho você pode adquirir e aperfeiçoar o seu talento.
Já dizia Thomas Edison...
"Gênio é 1% inspiração e 99% de transpiração".


Sucesso!!!

Camila Ferreira